[Voltar ao topo!]

Motoristas devem dar passagem aos veículos de emergência

Motoristas devem dar passagem aos veículos de emergência
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Regra prevê que veículos deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda quando os dispositivos de urgência estiverem acionados.

Os motoristas que transitam por ruas e avenidas de Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão, devem priorizar a passagem de veículos de emergência quando os dispositivos de urgência estiverem acionados. É o que disciplina o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, no artigo 29, inciso VII, situação que se destina aos veículos de policiamento, dos bombeiros, ambulâncias, de fiscalização e operação de trânsito.

O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, orienta que “o motorista precisa ficar atento aos detalhes internos e externos do veículo, evitando a desatenção ao volante, e não deixar os vidros totalmente fechados para que verifique o que está acontecendo do lado de fora. O condutor não deve ficar com o volume do rádio alto e não utilizar películas que atrapalhem a visibilidade”, ressalta.

Ele observa que, caso o motorista precise avançar o sinal vermelho para dar passagem às viaturas, é possível solicitar à Setran a nulidade da multa. “Atualmente é mais fácil comprovar este fato, por conta do sistema de videomonitoramento. É importante também o condutor anotar o horário e, se possível, a placa da viatura”, explicou Leandro Braga.

INFRAÇÃO

De acordo com CTB, quando o veículo com dispositivos de emergência é acionado e quando se aproximar, os condutores devem deixar a faixa da esquerda livre e seguir para a da direita ou para o acostamento. O condutor também não pode aproveitar o vácuo deixado pelas viaturas e seguir com velocidade logo atrás. Esta é outra infração de trânsito grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

“É importante lembrar que as faixas da esquerda são destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos. Ao não respeitar esta regra, o motorista pode incorrer em multa”, frisa o secretário de Trânsito.

TEMPO ESSENCIAL

O tempo é primordial para eficiência dos trabalhos da Setran ou do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - tanto no atendimento de vítimas quanto em acidentes. “A maioria dos atendimentos em paradas cardiorrespiratórias são necessários cerca de 40 minutos para reanimação. Portanto, qualquer tempo perdido pode influir na efetividade de nosso trabalho”, contou o Agente de Trânsito, Hodislan, que já foi condutor de ambulância do SAMU.

De acordo com Leandro Braga, “é notório o aumento de motoristas ao celular, o que pode inviabilizar a passagem de viaturas. Na maioria dos atendimentos, precisamos nos deslocar em alta velocidade. O Código de Trânsito dar essa prioridade de passagem aos veículos de emergência, porém cada vez mais nos deparamos com motoristas desatentos, ao telefone. Utilizamos luminosos e sirenes, mas muitas vezes temos dificuldade para passar”.

Um outro alerta do secretário é em relação aos veículos estacionados em locais não autorizados. “Veículos estacionados em locais proibidos também podem dificultar a passagem, principalmente em grandes centros comerciais. Acionamos então o guincho para remover estes carros, mas não se trata apenas de ser multado por conta desta infração, mas principalmente de ter consciência e pensar que pode estar atrapalhando uma vida ser salva”, observa.

O condutor deve estar sempre atento a esta situação. O desrespeito pode gerar infração gravíssima – com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação - CNH.

Com informações de Vitor Amorim-Setran e Agência Brasília

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Motoristas devem dar passagem aos veículos de emergência

Enviando Comentário Fechar :/