Terça, 27 de Outubro de 2020 15:40
(99) 98133-6017
Política DECISÃO

Justiça Eleitoral anula ato de escolha de candidatos do PTB de Davinópolis

Partido terá que realizará nova deliberação de forma nominal.

24/09/2020 10h59
357
Por: Angra Nascimento Fonte: Assessoria
Justiça eleitoral emite liminar que suspende atos da convenção do PTB em Davinópolis.
Justiça eleitoral emite liminar que suspende atos da convenção do PTB em Davinópolis.

O juiz eleitoral Adolfo Pires da Fonseca Neto, da 92ª Zona Eleitoral, deferiu parcialmente pedido de liminar a fim de que seja suspenso ato que deliberou sobre a escolha de candidatos do PTB de Davinópolis ao cargo de vereador para as eleições municipais de 2020. Além disso, determinou ainda que seja realizada nova deliberação de forma nominal e com os votos de todos os seus filiados.

Na decisão, a Justiça Eleitoral observa que “possui competência para apreciar as controvérsias internas de partido político, sempre que delas advierem reflexos no processo eleitoral, circunstância que mitiga o postulado fundamental da autonomia partidária, de acordo com o artigo 17, inciso 11, da Constituição Federal. 

O pré-candidato a vereador Leandro Ribeiro, o Leandro Credi, acompanhado de demais pré-candidatos a vereadores do PTB, diz que “a decisão faz justiça ao declarar nulo a eleição realizada pelo partido”. “Agradecemos toda sociedade de Davinópolis que orou por todos nós, e agora, saiu a decisão que corrige esse ato”, disse. 

Em Davinópolis, o PTB tem o direito de lançar 14 pré-candidatos a vereador. Porém, o presidente da Comissão Provisória, embora tenha colocado em votação, agiu de má fé, pois formou duas chapas, manobra para excluir num só ato os 11 pré-candidatos do partido.

Presidido pelo pastor Timóteo Campos, somente os membros da Comissão Provisória do PTB tiveram “direito ao voto”, excluindo os demais integrantes do partido. São, eles:  Taizy Pereira Campos, vice-presidente da comissão, e esposa do pastor Timóteo Campos; Francisco Ribeiro Campos, tesoureiro da comissão e pai do pastor Timóteo; Janilce de Sanata Coelho; pré-candidata a vereadora na “chapa 2”; João Apóstolo Assis Coelho, esposo da Janilce, pré-candidata; Antonio Cosmo Carvalho leal, pré-candidato a vereador da “chapa 2”; Elinalva Mendes Bezerra Leal, esposa do Cosmo; Benta Franco de Carvalho, pré-candidata a vereadora da “chapa 2”, e Elissandra de Sousa Macedo, secretária da igreja que o senhor Francisco Campos, tesoureiro da comissão é pastor.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.