Terça, 27 de Outubro de 2020 14:37
(99) 98133-6017
Cidades AÇÃO

Em reunião no Dnocs, Hildo Rocha garante ações que viabilizam projeto de irrigação Tabuleiros de São Bernardo

Projeto visa gerar produção de fruticultura irrigada, tirar famílias da pobreza e combater a seca.

01/10/2020 10h54
101
Por: Angra Nascimento Fonte: Assessoria
Reunião ocorreu na sede do Dnocs.
Reunião ocorreu na sede do Dnocs.

O deputado federal Hildo Rocha e representantes do projeto Tabuleiros de São Bernardo participaram de reunião na sede do Dnocs, em Fortaleza, na última sexta-feira, ocasião em que discutiram soluções para demandas e pendências que prejudicam o rendimento do maior projeto de irrigação do Maranhão, com sede no município de Magalhães de Almeida, na Região do Baixo Parnaíba.

Criado há 30 anos com o objetivo de gerar produção de fruticultura irrigada, tirar famílias da pobreza e combater a seca, o projeto Perímetro Irrigado ‘Tabuleiros de São Bernardo’ é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O projeto funciona precariamente, muito abaixo da sua capacidade real.

Avanços pactuados

De acordo com o deputado Hildo Rocha, ficou pactuado que com referência à questão da falta de pagamentos das contas de energia o Dnocs se comprometeu em assumir os pagamentos até dezembro deste ano.

“Além das pendências referentes ao atraso dos pagamentos das contas de energia, o projeto também necessita de melhorias no sistema de bombeamento, entre outras questões indispensáveis para o bom funcionamento do projeto”, destacou Hildo Rocha.

Alocação de recursos da União

O parlamentar ressaltou que em razão da importância do trabalho realizado pelo Dnocs o órgão necessita de mais recursos financeiros para que possa melhorar a assistência aos projetos de irrigação que estão sob a responsabilidade da instituição.

“Me comprometi em interceder, junto ao governo federal, a fim de melhorar a transferência de recursos da União para que o Dnocs possa aprimorar os serviços e ampliar a assistência técnica a projetos como o Tabuleiros de São Bernardo, instalado no município de Magalhães de Almeida, onde, apesar das dificuldades os irrigantes conseguem produzir boa quantidade de banana, mandioca, mamão e ovos, entre outros produtos hortifrutigranjeiros de excelente qualidade”, declarou o parlamentar.

Padrinho dos irrigantes

Um dos representantes da Associação dos Irrigantes do Tabuleiro, presente na reunião, Sr. Lourival Brandão, lembrou que essa foi a segunda reunião no Dnocs, em Fortaleza, liderada pelo deputado Hildo Rocha. 

“Nós sempre dizemos, nas reuniões da nossa Associação, que sem o interesse do deputado Hildo Rocha, sem o seu apoio, sem a sua luta, o projeto já estaria encerrado. Mas, felizmente nós temos um defensor, nós temos um padrinho forte que luta em favor dos produtores rurais da nossa região”, afirmou Lourival.

Importância para a economia da região 

O responsável técnico pelo projeto, Antonio Gomes Júnior, destacou a importância econômica do Projeto Tabuleiros de São Bernardo. “A gente sabe que o projeto Tabuleiros de São Bernardo funcionando a pleno vapor é bom para toda a região porque teremos a garantia de melhor renda para os agricultores, melhores produtos e preços menores para os consumidores de toda a região do Baixo Parnaíba. O trabalho do deputado Hildo Rocha tem sido primordial para evitar o fechamento do projeto. Quem sempre está conosco, nos momentos de maior dificuldade, ajudando a resolver os problemas é o deputado Hildo Rocha, a quem nós somos muito agradecidos”, comentou Gomes Júnior.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.