Quinta, 29 de Outubro de 2020 16:52
(99) 98133-6017
Cidades PREVENÇÃO

Unidades Básicas de Saúde dispõem da vacina contra poliomielite

Imunização vai até o dia 30 de outubro.

09/10/2020 19h10
57
Por: Ana Paula Fonte: Assessoria
 Paralela à imunização contra a poliomielite, as UBS também dispõem de outas vacinas para o caso de atualização da carteira de vacinação.
Paralela à imunização contra a poliomielite, as UBS também dispõem de outas vacinas para o caso de atualização da carteira de vacinação.

As doses referentes à campanha de vacinação indiscriminada contra poliomielite já estão disponíveis nas 36 Unidades Básicas de Saúde, UBS, do Município de Imperatriz. Locais estão funcionando em conformidade com os protocolos de prevenção à Covid-19.

Voltada às crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, a imunização acontece entre os dias 5 e 30 de outubro, sendo que o dia 17 foi definido pelo Ministério da Saúde como o Dia “D” Nacional de vacinação.

Paralela à imunização contra a poliomielite, as UBS também dispõem de outas vacinas para o caso de atualização da carteira da criança e do adolescente até 15 anos.

“Sabemos que muitas crianças e adolescentes que devido à pandemia os pais deixaram de comparecer às unidades para realizar as vacinas de rotina e convidamos que compareçam agora para garantir a imunização”, convidou a responsável técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Ribeiro.

A campanha indiscriminada de vacinação é a única forma de prevenir a criança de 1 a 4 anos do vírus selvagem da poliomielite e reduzir as possibilidades de sua reintrodução no país por baixas coberturas vacinais e tendo bolsões de crianças sem vacinar. Um exemplo prático disso é a baixa cobertura vacinal contra sarampo que levou o Brasil a voltar a notificar casos. 

Socorro Ribeiro ressalta que durante todo o mês de outubro todas UBS de vacinação estão atendendo para atualização das vacinas do calendário nacional de imunização que estejam em falta. Também há atualização de vacinas de crianças de 0 a menor de cinco anos e até 14 anos para as vacinas de rotina.

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é atualizar a situação vacinal e promover o resgate e imunização dos indivíduos não vacinados para os seguintes públicos: crianças e adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias e a avaliação de forma seletiva da caderneta de vacinação.

Objetivos

*Oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo PNI

*Atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais

*Diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis

*Contribuir para o controle e eliminação e ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.