Quarta, 27 de Janeiro de 2021 01:53
(99) 98133-6017
Cidades CONQUISTA

Frigorífico Municipal Olindo Chaves de Açailândia recebe certificação estadual

O estabelecimento, agora, está apto a comercializar seus produtos para todo o estado do Maranhão.

23/11/2020 11h29
Por: Angra Nascimento Fonte: Assessoria
Entrega foi realizada na última terça-feira.
Entrega foi realizada na última terça-feira.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) entregou oficialmente na tarde da última terça-feira (17), o certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Abatedouro Frigorífico Municipal Olindo Chaves, localizado às margens da BR 010 em Açailândia.  

Com isso, o estabelecimento, agora, está apto a comercializar seus produtos para todo o estado do Maranhão, sob o registro SIE 070. Em conformidade com a legislação de Inspenção Industrial e Sanitária  dos Produtos de Oigem Aimal do Estado do Maranhão - Lei Estadual nº 8.761, alterada para Lei Estadual nº 8.839/08.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito de Açailândia Aluísio Sousa, o empresário Joaquim Ramos (PROAGRO);  o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, Paulo Lira (SINPRA); o gestor da Unidade Regional de Açailândia, Damião Macedo; o presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Josibeliano Chagas (Ceará); o coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Marcelo Falcão; a responsável técnica pelo abatedouro, Fernanda Helen; o procurador do município, Renan Sorvos; os secretários municipais de Agricultura, Cristiano Neto Soares; de Assistência Social, Patrícia Giroto; de Saúde, Linderval de Moura; de Governo, Sininger Vidal; de Cultura, Francisco Cruz; de Meio Ambiente, José Melgaço Chaves; o diretor do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), Messias Pereira; o superintendente de Tributos, José Francisco; o superintendente de trânsito, Saulo Goigante; a assesora de comunicação, Isabel Logrado; gestores da Inspeção de Produtos Animais (CIPA) da AGED/MA, entre outras autoridades.

O prefeito Aluísio lembrou do desafio de finalizar uma obra parada há mais de 10 anos. "Este é um  momento histórico para o município de Açailândia. Hoje, vemos a concretização de um sonho antigo. Foi um conjunto de ações de vários ógãos que culminaram no sucesso desta obra, e agora com a conquista do certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), podemos garantir a oferta de produtos de qualidade, geração de emprego e renda formal e o fomento do comércio local”,ressaltou o prefeito.

O coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Marcelo Falcão, frisou que a população ganha com a qualidade dos produtos que serão processados no abatedouro. “Os produtos que serão entregues aos consumidores da região vão obedecer aos padrões higiênicos-sanitários e os resíduos gerados não vão agredir o meio ambiente”, explicou.

Coordenado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), o SIE  tem como objetivo inspencionar, fiscalizar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal, comestíveis ou não, e originários de estabelecimentos que façam comércio intermunicipal, garantindo, assim, a oferta de alimentos seguros à população.

O estabelecimento vai funcionar, agora, como um frigorífico regionalizado, suprindo a demanda dos municípios de São Francisco do Brejão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia e Vila Nova dos Martírios. Com o abatedouro registrado junto a AGED/MA, isso passa a inibir o abate clandestino de animais bovinos e vai fomentar o comércio regional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.