Quarta, 20 de Janeiro de 2021 00:10
(99) 98133-6017
Cidades RETROSPECTIVA

Prefeitura investiu em educação, modernização e ampliação da sinalização viária em ITZ

Medidas contribuíram na melhoria da segurança de motoristas e pedestres.

23/12/2020 10h59 Atualizada há 4 semanas
Por: Angra Nascimento Fonte: Assessoria
Objetivo de contribuir na prevenção e redução de acidentes.
Objetivo de contribuir na prevenção e redução de acidentes.

Com objetivo de contribuir efetivamente na prevenção e redução de acidentes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, DET, realizou intenso trabalho de conscientização de motoristas e pedestres em Imperatriz. Projetos contribuíram na proteção da vida, redução de acidentes e danos materiais.

Além disso, a iniciativa enfatizou a importância da boa prática e no relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito. Além disso, foi trabalhada a devida e indispensável atenção e respeito para que haja harmonia, bons hábitos e atitudes adequadas durante a circulação nas vias de Imperatriz, a metrópole do sudoeste do Maranhão.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, observou que apesar deste ano ter sido atípico devido à pandemia de Coronavirus, o núcleo teve que reduzir inicialmente o trabalho de orientações presenciais à comunidade por recomendações das normas sanitárias propostas pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

“Nós, durante esse período de pandemia, desenvolvemos ações educativas de trânsito através das redes sociais, com resultados satisfatórios da sociedade que anseia por um trânsito cada vez melhor”, ressaltou.

Para ela, “é preciso desenvolver o potencial de reflexão crítica da sociedade possibilitando-lhe a vivência da solidariedade e da cooperação ao circularem pelas ruas, seja como pedestre, passageiro, ciclista ou condutor”. “É preciso que todos fiquem sempre atentos às normas e regras, haja visto que o conhecimento se constrói e o potencial humano se desenvolve promovendo a mudança de comportamento”, acrescentou.

Projetos

Foram desenvolvidas diversas ações através dos projetos Cidadania na Faixa; Palestras nas Empresas; Agente de Trânsito Mirim; Palestras nas Escolas; Travessia Segura e Blitz Educativa. A temática deste ano: “Perceba o risco, proteja a vida” também foi difundida por meio das redes sociais de Imperatriz.

Mais de 3.500 placas de sinalização instaladas em 2020

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio do setor de engenharia e sinalização, instalou somente este ano 3.569 placas de regulamentação em ruas e avenidas de Imperatriz. Medida serve de orientação para motoristas e pedestres, além de aumentar a segurança viária.

De acordo com o engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol, técnicos revitalizaram 87 faixas de pedestres, incluindo novas travessias em vias de fluxo intenso de veículos e pedestres nos bairros de Imperatriz. “Depois de realizar os devidos levantamentos, a Setran mudou o sentido de sete ruas, com objetivo de reduzir acidentes e aumentar a segurança viária no perímetro urbano da cidade”, ressaltou.

Ele destacou que a revitalização asfáltica de ruas e avenidas realizadas pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, possibilitou a modernização da sinalização viária, como por exemplo, da nova Avenida Ceará com 4,5 km de extensão; Avenida Moacyr Spósito Ribeiro (via do aeroporto Renato Cortez Moreira) e Rua Luís Domingues.

“Foram instaladas 4.500 tachinhas refletivas para divisão de fluxo de veículos nestas novas vias revitalizadas pelo município, além da colocação de tachões em 43 cruzamentos e mais de 257 nomes de pare (pintura de solo) no piso asfáltico”, citou.

Fiscalização eletrônica de velocidade aumenta a segurança no trânsito de Imperatriz

A instalação de radares de fiscalização eletrônica de limite de velocidade, monitoramento de veículos e sistemas de apoio à gestão do trânsito conseguiram reduzir consideravelmente o número de acidentes nas ruas de Imperatriz. Radares foram colocados em pontos estratégicos onde ocorriam mais acidentes. “Temos resguardado a vida dos condutores, dos passageiros, pedestres e ciclistas com instalação desses novos equipamentos”, disse.

Segundo ele, os radares fixos de controle de velocidade refletiram na redução de 50% do número de acidentes na Avenida Pedro Neiva de Santana em Imperatriz. Além disso, pesquisa publicada pela revista Humanidades e Inovação aponta que os radares é uma medida eficaz que contribui para a segurança e diminuição dos índices de acidentes em vias de fluxo intenso de veículos.

Leandro Braga diz que “o objetivo da gestão do prefeito Assis Ramos é manter o trânsito seguro e evitar acidentes com vítimas, provocados, na maioria das vezes, pelo excesso de velocidade e imprudência”. “Radares foram posicionais em locais visíveis, inclusive com várias placas indicativas de limite de velocidade e da existência da fiscalização eletrônica”, aponta.

Conheça os pontos de fiscalização eletrônica:

Marginal BR 010, frente Shopping Imperial

Av. Bernardo Sayão, nº 2100A

Av. Newton Belo, frente IFMA

Av. Sabiá das Laranjeiras x Rua Floriano Peixoto

Rua Ceará x Rua Santa Tereza

Av. Babaçulândia x Av. João Palmeira

Rua Ceará x Av. Dorgival Pinheiro de Souza

Rua Maranhão x Av. Dorgival Pinheiro de Souza

Rua Sousa Lima x Av. Dorgival Pinheiro de Souza

Rua Simplicio Moreira x Av. Dorgival Pinheiro de Souza

Rua Rio Grande do Norte x Av. Bernardo Sayão

Rua Pará x Av. Getúlio Vargas

Av. Dorgival Pinheiro de Souza x BR 010

Av. Industrial, nº 1893

Av. Bernardo Sayão, nº 1300

Av. JK, frente Edeconsil

Av. JK, frente Edeconsil

Av. JK, nº 1802

Av. Industrial, nº 1893

Av. JK, nº 1802

Rua Leôncio Pires Dourado, nº 3157

Rua Luiz Domingues, nº 2139

Av. Newton Belo, nº 549

Av. Jacob, nº 1010

Rua Dom Pedro II, nº 20-A

Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Paraíba

Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Sergipe

Av. Getúlio Vargas x Rua Pará

Av. Bernardo Sayão x Rua Rio Grande do Norte

Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Simplicio Moreira

Av. Getúlio Vargas x Rua Paraíba

Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Minas Gerais

Rua Ceará, 2131

Rua Simplício Moreira, 3042

Av. Bernardo Sayão, 881

Rua Ceará, 984

Rua Santa Tereza, 1111 em frente a Peixaria Santa Tereza

Rua Sergipe x Av. Getúlio Vargas

Rua Sergipe x Av. Dorgival Pinheiro de Souza

Rua Benedito Leite x Rua Alagoas

Marginal BR 010, frente Shopping Imperial

Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Ceará

Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Maranhão

Av. Dorgival Pinheiro de Souza, 665 em frente à Igreja

BR 010 x Av. Dorgival Pinheiro de Souza

BR 010 x Av. Getúlio Vargas

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.