Ribamar Fiquene – O prefeito de Ribamar Fiquene, Cociflan do Amarante (PDT), deliberou nesta terça-feira (23), após reunião com as Secretarias Municipais de Saúde, de Gabinete, de Administração, da Economia, da Infraestrutura e o representante do destacamento da Políci Militar, decretar, pelo período de 15 dias, até dia 10 de março, o estado de emergência causado pelo crescente número de pessoas contaminadas pela Covid-19.
As novas restrições do Decreto 080/2021 acentua principalmente o distanciamento social, que tem se mostrado a forma mais eficaz, recomendada pelas autoridades da saúde pública, para combater o avanço da contaminação em massa do novo coronavirus na população de Ribamar Fiquene.
Pelo decreto municipal fica estabelecido que o atendimento no serviço público individual será feito por prévio agendamento solicitado pelo usuário. Suspende o inicio das aulas presenciais na rede municipal de ensino, proíbe o funcionamento das academias e em local aberto que cause aglomerações. Suspende as celebrações religiosas presenciais, que podem ser feitas on line, e proíbe a prática de esportes coletivos nos espaços públicos e particulares especialmente campos de futebol, society e quadras poliesportivas, a realização de eventos festivos de toda natureza, e proíbe o consumo de bebidas no ambiente dos bares e similares que deverão fechar às 21 horas.
No decreto consta autorização para os órgãos competentes, com o objetivo de atender aos interesses públicos e evitar o risco coletivo e perigo, adotar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis.